Carne de jaca

Eu, o Ricardo meu esposo e nosso baby Augusto estivemos em um evento super legal aqui na Baixada Santista, o Bazar Vegano, promovido pela ONG Onda Vegana, e tivemos a oportunidade de provar a deliciosa carne de jaca, era um lanche de jaca louca. Eu não imaginava que era tão saborosa, para mim jaca sempre teve gosto de banana, e ficava imaginando como podia ser tão parecida com "carne" como é falado. Fiquei super empolgada para fazer os lanchinhos para o aniversário de 1 aninho do Augusto, estou testando várias receitas para este dia especial.

Bom, tem alguns macetes é claro. Tive que comprar 3 jacas e fazer a receita 2 vezes para conseguir o resultado certo. Minha primeira jaca estava madura, ficou doce e empapada. A segunda parecia boa, mas estava estragada por dentro. A terceira foi simplesmente perfeita: estava verde e sem gosto de nada. Ví algumas receitas na internet e aqui esta a minha versão com diversas dicas para vocês também conseguirem um resultado surpreendente.

 Ingredientes da carne de jaca:

1 jaca dura e verde (não madura)
1 limão cortado em 4
Sal á gosto

Modo de preparo:

Primeiro passe óleo de soja nas mãos e em todos os utensílios que você vai utilizar (faca, potes, tábua, mesa, etc). Na minha tábua coloquei também um saquinho de plástico protegendo, porque o látex da jaca faz um grude horrível, e para tirar é pior ainda.
Depois disso lave a jaca superficialmente, só para tirar a sujeira maior. Corte a jaca ao meio, e em seguida corte um disco de mais ou menos uns 4 dedos de largura. Vamos cozinhar somente ele primeiro, pois será mais fácil de você acertar o tempo e o ponto de cozimento. Corte este disco em 4 pedaços. Tire a casca. Não precisa tirar o miolo ainda.
Coloque na pressão com água até cobrir a jaca, esprema 1 pedaço do limão e coloque 1 colher de sal. Feche a panela e inicie o cozimento em fogo alto. Aproximadamente 15 minutos depois vai começar a chiar, conte mais 10 minutos e pode apagar o fogo. Tire a pressão da panela e escorra a água. Faça um teste com o garfo furando a jaca. Deve estar macia e não mole, macia o suficiente para ir soltando os carocinhos na mão.
Deixe esfriar, corte o miolo (igual ao do abacaxi, não tem segredo) e desfie. O desfiado deve formar pedaços, e não "fios". É dificil de explicar, mas se você conseguir desfiar pedaços grandes, saberá que esta no ponto.

Esta pronta a carne de jaca. Agora que você já sabe o ponto, faça o restante da jaca. 

Dicas:

• A jaca verde não tem cheiro nem gosto. É bem dura por fora e por dentro. A casca é mais escura. Se a sua jaca tiver gosto doce, nem tente fazer. Eu fiz e ficou uma caca. Primeiro porque o gosto ficou "agridoce" e segundo porque não dá ponto, ela fica empapada.
• Se algum utensilio sujar com o látex, ferva água e deixe o utensilio de molho nela por alguns minutos, vai sair.
• Você pode usar a jaca cozida substituindo frango desfiado, carne desfiada e carne moída em suas receitas.
• A jaca verde não tem gosto de nada, garanto para você. O tempero que você der nela, é o gosto que vai ficar.
• Eu sei que várias receitas ensinam na web a cozinhar a jaca com casca, por ser mais prático. Porém, no transporte a jaca sofre algumas pancadas e solta látex pela casca. Tudo o que estiver perto dela gruda, pelos, cabelos, sujeira de montão. Essa sujeira não saí dando uma "lavadinha" antes do cozimento. Achei muito anti-higiênico porque ao cozinhar isso tudo solta da casca e fica nadando na panela (ARGH!), por isso apesar do trabalho, cozinhei sem casca.
• Você pode congelar a jaca já desfiada.

No rendimento usei a expressão "4 litros" pois me baseei em 2 potes de sorvete de 2 litros cada.



Jaca louca


Ingredientes para a quantidade de "1 rodela" de carne de jaca cozida:

1 cebola picada grosseiramente
2 dentes de alho picados
1 tomate picado
1 pimentão verde em tiras
2 colheres de azeitona verde picadinha
óleo, shoyu, sal, tempero baiano, coloral, orégano, coentro e cebolinha à gosto
água o quanto baste
1 lata pequena de extrato de tomate (com molho não fica legal)

***Dica: se estiver fazendo a jaca louca para servir principalmente para crianças, pique mais a cebola e o primentão para que não fiquem tão aparentes na hora de comer.

Modo de preparo

Fritando e temperando a jaca primeiro
Refogando o pimentão até ficar mole
Em uma panela coloque o óleo, 1/2 cebola, 1 dente de alho picado, o pimentão e o tomate picado. Tempere com sal e tempero baiano. Coloque umas 2 colheres de água e deixe cozinhar mexendo de vez em quando até o tomate desmanchar e o pimentão ficar molinho. Quando estiver pronto, reserve. Em uma frigideira antiaderente coloque óleo quanto baste e refogue a cebola e o alho. Acrescente a carne de jaca e tempere com coloral, tempero baiano, shoyu, sal (vá provando) e qualquer outro tempero que você quiser. Frite até ficar douradinha. Junte no pimentão.
Acrescente a lata do extrato de tomate e mais 2 medidas da lata de água. Deixe cozinhar por uns 2 minutinhos e acrescente o coentro e a cebolinha. Pode apagar o fogo e esta pronta. Sirva nos pãezinhos com batata palha.
Jaca louca pronta
Espero que realmente vocês façam essa receita, porque é incrivelmente gostosa. Foi um desafio muito legal para mim, e ter conseguido fazer me deixou muito satisfeita. Vou dividir com vocês abaixo as imagens da jaca que não deu certo:
Comentem suas experiências com a jaca!
Grande beijo!

Comentários

  1. estou tentando mas esta difícil conseguir uma jaca verde aqui onde moro! mas quero conseguir! tbm conheci o carne em uma feira e amei e não vejo a hora de conseguir...obrigada pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui onde moro também Ana. Tenho um vizinho que tem uma árvore de jaca em casa. Ele disse que dezembro e janeiro são os melhores meses para colheita. Vou te dar uma dica: procura um hortifruti na sua cidade e pergunta se eles não aceitam encomenda. Eu fiz isso aqui, e deu certo. Sempre encomendo e eles me trazem em 3 ou 4 dias.
      Beijos volte sempre :)

      Excluir
    2. Olá, o google tem mapa das jacas, onde mapeia as jaqueiras pelo Brasil.
      https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=13aCxfAtPyrOBz_dFJC-Fhpn67MU&hl=en_US&ll=-18.105361556742835%2C-45.7769063604004&z=3

      Excluir
    3. Que legal Inez, vou colocar essa informação no post!
      Obrigada pela visita, volte sempre :)

      Excluir
  2. Obrigada pelas dicas sobre o ponto de cozimento. Acho que fiz muito mole da outra vez que tentei. Seguindo suas observações ficou mais bonito e com mais textura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu certo Gilda! Estou à caça da jaca verde, mas ta dificil agora... Beijos, volte sempre!

      Excluir
  3. Receitas muito show adorei, eu não gosto de extrato de tomate do mercado, eu faço o meu próprio extrato de tomate, fica uma delícia😋.❤👏👏👏👏👏👏😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Rosa, aqui é pauleira viu, faço tudo correndo, mas gostaria de fazer natural também, acho muito gostoso! Parabéns pela dedicação :)
      Obrigada pela visita, volte sempre

      Excluir
  4. Já fiz a carne de jaca , mas as suas dicas foram maravilhosas e da próxima vez farei essa sua receita só de ver enche a boca de agua! Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Eu posso congelar jaca verde sem esra cozida? Tipo , arranca do pé e congela c casca.Ou posso cortar ao meio.w congelar?

    ResponderExcluir
  6. Se alguém quiser fazer eu vendo jaca por 10 reais . Entre em contato comigo no whatsapp 976734034

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tire dúvidas ou comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...