Quiabo Refogado com Soja


Eu adoro quiabo, mas particularmente, se ele aparecer babando na minha frente eu não encaro de jeito nenhum. Minha vó fazia um quiabo bem gostoso (que ela mesma plantava!) e sem babar (só eu babava kkkk). Ela fazia também uma versão de quiabo com carne moída. Bom resolvi fazer essa versão com soja, relembrando os bons tempos de comidinha da Dona Alice. Ví várias receitas de quiabo com carne moída antes de me aventurar na preparação. Deu certo, ficou delicioso!

 Vegana
Alimenta 2 gordinhos
 Fácil
 +/- 35 minutos

Ingredientes para o quiabo:

250 gramas de quiabo
2 colheres de cebola ralada
1 dente de alho picado
1 colher de suco de limão espremido
Sal à gosto
Óleo para refogar

Ingredientes para soja:

1 xícara de proteína texturizada de soja miúda
2 xícaras de água fervente
1 colher de suco de limão espremido
1 pimentão pequeno sem sementes, cortado em tiras
1 tempero de legumes em pó
2 colheres de shoyu
2 colheres de cebola ralada
2 dentes de alho picados
Salsinha e tempero baiano a gosto
Óleo para refogar

Modo de preparo:

Decidi preparar os ingredientes separados, porque eu gosto do quiabo bem verdinho, mas gosto de deixar a soja bem cozidinha para pegar gosto.



Preparando a soja:
Despeje a soja em um recipiente e coloque a água fervente com o limão. Reserve por 15 minutos até hidratar. Após hidratar, lave bem a soja e esprema com a ajuda de um espremedor de batatas. Refogue a cebola e o alho em uma panela. Acrescente a soja, o shoyu, o tempero em pó e o tempero baiano se for usar. Mexa bem e acrescente o pimentão. Se precisar coloque mais shoyu. Não coloque sal, o quiabo já vai ter sal também e o shoyu é bem salgado. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando por uns 10 minutos.
 

Preparando o quiabo, Segredo do quiabo sem baba:
Lave os quiabos e seque os bem com um pano de prato. Corte em pedaços grande, removendo a tampinha. Refogue a cebola e o alho no óleo. Quando estiverem douradinhos, acrescente o quiabo e mexa bem. Coloque o sal, deixe o fogo baixo e acrescente o limão. Deixe o quiabo cozinhar por alguns minutos, mexendo de vez em quando, mas sem tampa para não criar água.

Ao final, junte o quiabo com a soja e cozinhe por mais alguns minutos e já estará pronto!

Espero que gostem, voltem e comentem!

Grande beijo,


Comentários

  1. Amei, vou tentar fazer assim, não sou muito boa na cozinha, mas com suas dicas me dou bem! Ainda mais com carne de soja, deve ficar uma delícia! Depois volto pra contar! Bjos! E obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Rachel, adorei seu recado, fiquei muito feliz mesmo! Espero que você faça a receita e que dê certo! Beijos e volte sempre!!! :)

      Excluir

Postar um comentário

Tire dúvidas ou comente aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...